eSocial SST

P.P.P. - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

é um documento oficial que registra o histórico do trabalhador numa empresa, detalhando as condições de trabalho, as atividades realizadas e a exposição a agentes nocivos (físicos, químicos ou biológicos) ao longo do tempo. Este documento serve como prova para a solicitação de benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial, e é emitido pelas empresas e disponibilizado ao trabalhador.

Importância e Uso

Emissão e Atualização

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST) NO eSOCIAL

abrange o envio obrigatório de informações sobre acidentes de trabalho, monitoramento da saúde ocupacional e condições de trabalho, substituindo antigos processos como a emissão da CAT e PPP. Os eventos principais são S-2210 (comunicação de acidente/doença), S-2220 (monitoramento da saúde) e S-2240 (condições ambientais), que devem ser enviados por todas as empresas com funcionários. O objetivo é centralizar e simplificar a gestão dessas informações, aumentando o controle governamental e a proteção do trabalhador.

O que é a SST no eSocial?

É um conjunto de eventos do sistema eSocial onde as empresas registram informações sobre as condições de trabalho e as medidas de segurança e saúde adotadas para os seus colaboradores. O sistema unifica dados que antes eram enviados de forma descentralizada, permitindo um maior controle pelo governo.

Quais são os eventos principais da SST?

Quem precisa enviar os eventos SST?

Todas as empresas que possuem funcionários ativos são obrigadas a enviar as informações de SST no eSocial, conforme a legislação vigente. A obrigatoriedade pode variar dependendo do grupo da empresa, com prazos de implantação definidos por fases.

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